terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A TRAJETÓRIA DE UMA TURMA ESPECIAL.



1964: Um golpe militar derrubou a democracia e o Brasil entrou em crise!
No mundo ainda repercutia o assassinato do presidente Kennedy.

Neste cenário, prestamos vestibular para Odontologia, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Uma turma gigante, com mais de 60 alunos. Denominada pelo Professor Aldo da Fonseca Tinoco, turma “Belém-Brasília”.

O prédio da Rua Salgado Filho estava em fase de conclusão. Foi difícil acomodar tantos alunos naquela situação. Os professores pertenciam à elite da Odontologia do RN.

Ali estava a figura de Dr. José Cavalcante de Melo, que foi o grande comandante no início da Faculdade de Odontologia. Sempre elegante com seu jaleco branco, ao seu lado, Odilon de Amorim Garcia e Clemente Galvão Neto, formando uma Santíssima Trindade, responsável pela montagem de toda a estrutura da Odontologia do nosso Estado, tornando-a uma das melhores do Brasil.

Merecem também destaque:
- Prof. Rosalvo Pinheiro Galvão, o “pequeno gigante”, que montou a Disciplina de Prótese e organizou uma equipe de professores de alto nível;

- Prof. Solon Galvão Filho, que deu uma nova visão à nossa profissão quando criou a Disciplina de Gnatofisiologia Clínica, como o profeta Moisés, anunciando a boa nova.

Não há como esquecer os conhecimentos do Professor José Nunes Cabral em Anatomia e sua irreverência. E também os Professores Melquíades de Sousa, Joaquim Guilherme, Pedro Lopes Cardoso e Alberto Moreira Campos, figuras exponenciais.

Uma pena não poder falar sobre todos os Professores, resta apenas  agradecer-lhes!!!








 (Fotos da comemoração dos 45 anos)

Agora a turma estará reunida para comemoração dos 46 anos de formatura: 
Um momento de reflexão, alegria e saudade.

A reflexão vem da pergunta: O que realizamos em nossa profissão?
O saldo é positivo, cumprimos o nosso dever! 

A alegria vem do reencontro, de abraçar os amigos e colegas, já com os cabelos brancos, e a saudade dos que, atendendo a um chamado de Deus, foram para um outro plano. Mas, nunca os esqueceremos. Eles estão presentes na nossa festa, espiritualmente.

Um registro e agradecimento especial: À Marluce e a José Barretos Medeiros, que organizam a nossa festa desde o 1º ano de formado até hoje.

Muitos de nossos colegas se dedicaram ao magistério, outros ao serviço público e à clinica particular, um fato relevante que mostra o espírito de classe e a responsabilidade social de nossa turma.

Três exemplos: A criação do Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte e da Cooperativa dos Cirurgiões Dentistas do RN - Uniodonto, iniciativa do nosso colega de turma Luís de Vasconcelos Leite. Hoje o Sindicato e a Cooperativa defendem o mercado de trabalho e prestam um grande serviço à classe odontológica e à Sociedade.

Outra iniciativa, modéstia à parte, foi a sugestão deste escriba:  A criação da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da ABO/RN, que ocorreu na gestão do Professor Jeno Tinôco, em 1979, com a doação de uma cadeira odontológica, feita pelo Prof. Solon Galvão Filho; um equipo  doado por  Nelson  João Silva; um aparelho radiográfico, doado pelo Professor Jeno Tinôco.

A Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) foi inaugurada com o curso de Dentística Restauradora, ministrado pelos Professores Fernando Dantas de Rezende e Danilo Damásio de saudosas memórias.

Agora vamos completar no dia 14 de Dezembro 46 anos de formados.  Não podemos esquecer dos nossos colegas que foram convocados por Deus:

1 - Cícero Figueiredo de M. Sobrinho;
2 - Cleide Miriam de Oliveira;
3 - Edvaldo Camilo da Silva;
4 - Elzenir Bezerra Peixoto;
5 - Joaquim Francisco de Assis;
6 - José Augusto da Silva Filho;
7 - Marco Aurélio Gonzaga de Souza;
8 - Maria da Salete Batista Teixeira;
9 - Maria Laile dos Santos;
10 - Raimunda Maria da Silva.

E nos resta neste momento de alegria agradecer a Deus e repetir o apóstolo São Paulo: 
 “Combatemos o bom combate e não perdemos a fé!”.

Givaldo Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário