sexta-feira, 20 de outubro de 2017

ODONTOLOGIA: PERNAMBUCO E RIO GRANDE DO NORTE

CONTRIBUIÇÃO DE PERNAMBUCO À ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

Pernambuco teve uma influência fundamental na evolução da Odontologia do Rio Grande do Norte. Um fato pouco conhecido da maioria dos Cirurgiões Dentistas do Estado.

Além do intercâmbio cientifico, que começou na década de 50, entre os dois Estados, Pernambuco abriu suas portas, para receber os jovens Rio-Grandenses, que foram estudar Odontologia na sua Capital.

Tudo isso começou na década de 20, com a presença dos jovens: José Carlos Leite, Péricles Leite, Giuseppe Leite, Carlos Borges de Medeiros, Odilon Garcia, Clemente Galvão Neto, Solon Galvão Filho, Murilo Pinto e muitos outros. Todos concluíram seu curso de Odontologia naquela bela cidade do Recife.

Mas Pernambuco foi muito além. Mandou muito dos seus filhos, atuarem na Odontologia do Rio Grande do Norte, participando assim, de sua história.

O primeiro Cirurgião Dentista pernambucano a chegar ao Rio Grande do Norte, foi o Dr. Francisco Ramalho, que era filho de São José do Egito. 

Chegou nos anos 20 e participou da criação da Associação Odontológica do Rio Grande do Norte, em 27 de setembro de 1930, sendo eleito seu primeiro Presidente.

Outro ilustre Pernambucano que teve grande participação na Odontologia potiguar, foi o Dr. Alberto Moreira Campos, que concluiu seu curso de Odontologia, em Recife, em 1933. Chegou para trabalhar em Caicó, em 1934. 

Logo depois veio para Natal e junto com José Cavalcante de Melo, participaram da fundação da Faculdade de Odontologia do nosso Estado, em 1946/47. 

Porém, a ideia da criação da faculdade partiu do Professor Luís Soares de Araújo, que participou também da criação da Faculdade de Direito e da Policlínica do Alecrim. Grande homem, porém esquecido!

Outro destaque Pernambucano foi Pedro Lopes Cardoso, que veio muito jovem para Natal. Foi Professor da Faculdade de Odontologia e presidente da Associação Brasileira de Odontologia, Secção do Rio Grande do Norte, por três mandato, sendo responsável principal pela construção da velha sede, na rua Felipe Camarão.

Outros Pernambucanos tiveram atuação na clínica privada e no magistério: Uoston Holden da Silva, Aldemir Albuquerque e Nelson João da Silva, o pequeno gigante. Começou como Protético, depois Dentista e Professor.

Ele participou da revolução na Odontologia Portuguesa, junto com Dr. Solon Galvão Filho. A atuação foi tão importante da dupla em Portugal, que o Professor Solon Galvão Filho, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade de Lisboa.

Outro Pernambucano que brilhou em Natal com sua generosidade, foi Severino Nunes, Protético. Era filho, também, de São José do Egito.
Chegou a Natal em avião Catalina, em 1948. Depois de trabalhar no laboratório Galvão, montou seu próprio laboratório que era um dos melhores do Nordeste. Criou dentro do seu laboratório o que ele chamava a escolinha de “Sagres”, onde ele orientava jovens na arte da Prótese Dentária. Chegou a formar mais de 50 protéticos.

DUAS CURIOSIDADES SOBRE O TEMA:
1) Nelson João Silva, Givaldo Soares da Silva e José Braulino Júnior beberam na mesma fonte. Foram alunos do Dentista Prático Agenor Vieira, em Lagoa dos Gatos/PE, onde deram os primeiros passos no aprendizado da Prótese Dentária laboratorial.

2) O primeiro Lagoagatense a chegar para trabalhar no Rio Grande do Norte, foi o médico Álvaro Viera.  Convidado pelo também médico Januário Cicco, em 1936.

Porém, antes da chegada de Dr. Álvaro a Natal, Lagoa dos Gatos já tinha recebido em seu solo sagrado, o Norte-Rio-Grandense, de Mossoró, Dr. Carlos Borges de Medeiros, Cirurgião Dentista, que exerceu o cargo de Secretário de Saúde da Prefeitura da cidade, em 1933.

ASSIM É PERNAMBUCO, SEMPRE FALANDO PARA O MUNDO!!!

Givaldo Soares





Um comentário:

  1. Alo..alo Natal alo alo Pernambuco... Meus parabens pela maravilhosa festa de confraternizacao que marcou os cicoenta anos de formatura da Turma Julio Sambaqui; afirmo que valeu muito ter viajado os 8.800 kilometros (se o voo tivesse sido direto de Miami a Natal seriam 5.600 Km.) mais como ainda nao temos voo direto a Natal achei por bem adicionar os 2.825Km. Sao Paulo-Natal.

    Assim que soube da realizacao da Festa, atraves da comissao Organizadora tendo a frente Marluce, imediatamente tratei de organizar o meu tempo para estar presente a essa reuniao para mim imperdivel pelo seu significado.
    Rever meus amigos do tempo da Faculdade apos decorridas tantas decadas seria por certo muito emocianante e necessario.

    Realmente valeu muito a pena ido e aproveitado da oportunidade impar de rever e poder abracar um a um todos aqueles que foram meus colegas de turma na Faculdade de Odontologia da UFRN.

    A festa maravilhosa foi realizada e posso afirmar que foram momentos inesqueciveis e que ficarao para sempre na minha memoria, por tudo que a Odontologia representa na minha vida passada, presente e futura.

    Lendo o material muito bem escrito pelo colega de profissao e amigo de coracao, Givaldo Soares da Silva, muito me impressionou a pesquisa feita por ele sobre a Odontologia Potiguar e sua lembranca em homenagiar todos aqueles que contribuiram para o engrandecimento da nossa Profissao de Cirurgiao Dentista. Parabens meu amigo e obrigado por lembrar de todos aqueles pioneiros que foram responsaveis pelo respeito, progresso e avanco da nossa profissao no Rio Grande do Norte em lugares mais distantes do nosso Planeta.

    Sua entrevista com a presidente da comissao organizadora valorizando o bom trabalho realizado foi excelente e a descricao minuciosa de fatos historicos sobre a Odontologia do Rio Grande do Norte e Pernambuco, merece todo o meu respeito e aplauso.
    Parabens, Saude e sucesso meu amigo.

    Williams Saraiva, CD/DDS

    ResponderExcluir