sexta-feira, 20 de maio de 2011

A CLASSE E A ELEGÂNCIA NO FUTEBOL

Resolvi escolher numa visão pessoal, os seis craques mais elegantes do futebol brasileiro. Não foi fácil a escolha, pois muitos jogadores se destacaram nestes dois quesitos.









Voltei a 1938 e fui buscar a figura do grande zagueiro Domingos da Guia, que brilhou no futebol brasileiro, argentino e uruguaio, onde recebeu o título de “Divino Mestre”.





Viajei um pouco no tempo e cheguei à década de 40, onde brilhou o grande Heleno de Freitas, elegante dentro e fora do campo. Fez grande sucesso com as mulheres, porém teve um final muito triste...



Depois aparece a figura de Valdir Pereira, “O Didi”, a quem Nelson Rodrigues chamava de “O Príncipe Etíope”; tratava a bola com carinho, como se estivesse acariciando uma bela mulher.


Didi protagonizou uma das mais belas imagens do futebol brasileiro. Na Copa do Mundo de 1958, no jogo contra a Suécia levamos o primeiro gol!


Ele caminhou lentamente, levando a bola debaixo do braço ao centro do campo, e esta atitude tranquilizou toda a equipe. Final: Brasil 5x2 Suécia.


Foi o “inventor” da jogada conhecida como “folha seca”, quando a bola faz uma repentina curva, descaindo numa trajetória fatal.









Outro grande destaque com relação à classe e à elegância é Nilton Santos. Fez toda a sua carreira no Botafogo e na Seleção Brasileira. É um padrão de cidadão e jogador de futebol. Continua bem vivo aos 86 anos...






Para finalizar duas escolhas: o grande palmeirense Ademir da Guia, que recebeu o DNA do citado Domingos, e comandou o Palmeiras conhecido como a “Academia”. Ele jogava com tanta elegância, que o futebol parecia um jogo fácil.






E Gilmar dos Santos Neves, que jogando na mais ingrata e criticada posição do futebol fez “suas pontes” e brilhou intensamente, evitando muitos gols de grandes atacantes mundiais, principalmente na 1ª Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, em 1958.

Portanto, todos os citados foram classudos e elegantes!

Givaldo Soares
(Cidadão Brasileiro e Cirurgião Dentista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário