terça-feira, 8 de novembro de 2011

A EUROPA EM TRANSE





A velha Europa está em crise profunda. Orgulhosa do seu passado de glória, não abre mão de ser o centro do mundo civilizado.

Ela não percebeu que o mundo mudou profundamente, e que ela também precisa mudar.

É preciso humildade para entender que a moeda única, o Euro, coloca na mesma cesta os países ricos (Alemanha e França) e os países pobres (Irlanda, Grécia e Portugal) e aí pode está o X da questão.

O mundo globalizado interliga todos os países para o bem e para o mal. A própria Grécia é um exemplo: com apenas 3% da economia do bloco, pode levar a uma crise bancária e afetar a Espanha, a Itália e o resto do mundo

E a saída, onde está a saída? Navegar é preciso, é preciso reformar a Europa.

Tem dois caminhos: Um é espiritual, ressuscitar o velho Freud, para fazer uma psicanálise em grupo, com todos os países Europeus.

O outro é seguir a trilha do poeta português Fernando Pessoa:

“Há tempo em que é preciso

Abandonar as roupas usadas,

Que já tem a forma do nosso corpo

E esquecer os nossos caminhos que

Nos levam aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia

E se não ousarmos fazê-la

Teremos ficado para sempre

À margem de nós mesmos”.

A América Latina pode servir de exemplo. Depois de centenas de crises encontrou seu caminho com destaque para o Brasil do estadista Fernando Henrique Cardoso. Ele e sua equipe econômica fizeram o milagre da ressurreição do país.

Com o plano Real dominou a inflação e com a lei de responsabilidade fiscal disciplinou as finanças públicas; com o PROER, colocou um freio no sistema bancário e financeiro; com as privatizações modernizou o Brasil, e realizou com a urna eletrônica a mais rápida, democrática e moderna eleição do mundo.

Agora só resta à Europa e ao premiê George Papandreou convocar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ele sabe o caminho das pedras...

Givaldo Soares

Cidadão brasileiro e

Cirurgião-Dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário