quinta-feira, 31 de maio de 2012

HOMENAGEM A JOAQUIM ÚRSULA





JOAQUIM  ÚRSULA: A PAIXÃO PELA BOA CONVERSA!

A turma de Odontologia de 1967 está triste e de luto: Faleceu o nosso querido colega Joaquim Úrsula! Da turma que fez vestibular em 64 ele era um dos mais atuantes e alegres. Fazia Odontologia, mas a sua alma estava na política, que era um grande risco naqueles tempos de turbulência.

Na disputa eleitoral do Diretório ele estava sempre presente, e participava também das festas nas manhãs de sábado, ouvindo Nara Leão, João Gilberto, Jobim e Vinícius. Era o auge da bossa nova!

Na festa de conclusão do curso lá estava ele de novo, cheio de alegria. Depois a vida separou a todos e Joaquim foi exercer a profissão em Goiás e Brasília, onde obteve grande êxito.

Já aposentado voltou a Natal. Era Senador da Confraria do Senado, no Natal Shopping, onde um grupo de amigos se reunia para dissecar a política do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Nesse cenário Joaquim brilhava, já que fazer política era seu hobby principal...

Não há um remédio para a morte. Só a oração e a aceitação da vontade de Deus suaviza a dor. Lembro-me de uma poesia de Severina Maria do Nascimento Soares, professora do Instituto dos Cegos de Recife:
“Quando o inverno cair sobre tua vida,
Não desesperes;
Logo brilhará o sol.
Se o frio invadir o teu corpo,
Não te preocupes;
Logo virá o calor.
Quando as lágrimas banharem o teu rosto,
Espera;
Logo virá o sorriso.

Quando a tristeza dominar tua alma,
Não desanimes;
Logo virá a alegria;
Se em teu coração abrir a janela do ódio,
Fecha-a;
Abre a janela do amor,
Capaz de superar toda dificuldade.
Quando te sentires só,
Lembra-te:
Deus estará sempre contigo”.

JOAQUIM: Onde você estiver receba um abraço dos amigos e dos colegas da turma “Belém-Brasília”, que fez uma revolução na Odontologia do Rio Grande do Norte.

Givaldo Soares
(Colega de turma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário