quinta-feira, 26 de julho de 2012

DA SÉRIE GRANDES ENTREVISTAS: ZIZINHO






Há 62 anos, no dia 16 de Julho de 1950, o Brasil era derrotado pelo Uruguai. Para muitos o dia mais triste do nosso país.

O nosso time era sensacional, e com ele foi derrotado um dos maiores craques de todos os tempos. Seu nome Thomas Soares da Silva, “Zizinho”, ou mestre “Ziza”.

No time do Uruguai se destacavam: Obdúlio Varela, Juan Schiaffino e Máspoli. No Brasil: Zizinho, Ademir, Jair da Rosa Pinto, Danilo e Bauer. 200 mil pessoas assistiram a nossa derrota silenciosamente.

O “Jornal Espírita” usando um pouco de ficção e história foi entrevistar Zizinho no céu, para saber sua opinião sobre a Copa do Mundo de 1950.

1) Jornal Espírita: Onde você começou a jogar futebol? - Zizinho: Comecei muito jovem, em um pequeno clube em Niterói, chamado Byron.

2) J.E: E depois? - Zizinho: Como me destacava neste pequeno clube fui indicado para o Flamengo em 1939.

 3) J.E; Você jogou com Leônidas da Silva? - Zizinho: Quando cheguei no Flamengo, Leônidas estava no fim da carreira. No meu 1º treino eu o substituí e marquei 02 gols. Foi um bom início...

4) J.E: Quando você sentiu que seria uma grande estrela do futebol brasileiro? - Zizinho: Foi quando, jogando como titular, fui TRI campeão pelo Flamengo em 1942, 43 e 44. Ali senti que tinha um futuro no futebol!

5) J.E: A sua convocação para jogar na seleção em 1950 o surpreendeu? Zizinho: Não. Eu já era um nome consagrado.

6) J.E: E a Copa de 1950, por que perdemos? - Zizinho: (Fica triste como quem não quer falar, mas resolve responder).

7) J.E: Bigode foi o culpado? - Zizinho: Não! A culpa não pode recair nos ombros de um único jogador.

8) J.E: Onde falhamos? - Zizinho: Houve erros na preparação. Muitas explorações políticas e um exagerado favoritismo. Este foi o grande erro!

9) J.E: É verdade que um jornal carioca tinha uma edição previamente preparada, apresentando o Brasil como CAMPEÃO DO MUNDO? - Zizinho: Sim. Só depois tomamos conhecimento disso... O favoritismo era absoluto!

10 ) J.E: Na sua opinião o Brasil era superior ao Uruguai? - Zizinho: Sim. Nosso time era superior, mas o Uruguai não era um “pato morto”...

11) J.E: Quem você destacaria no time do Uruguai? - Zizinho: Ghiggia, Schiaffino, Obdúlio Varela e Máspoli, que era um grande goleiro..

12) J.E: È verdade que você ficou amigo de Obdúlio depois da Copa? - Zizinho: Sim. Fui várias vezes ao Uruguai e ele veio várias vezes ao Rio. Ficamos amigos.

13) J.E: O livro de Geneton Morais “Dossiê 50”, diz que você espiritualmente ou telepaticamente tinha contatos com Obdúlio. - Zizinho: Sim era verdade, Éramos espíritas.

14) J.E: Existia racismo no futebol brasileiro? - Zizinho: Sim, veladamente... A história do pó de arroz está aí para comprovar.

15) É fato que os 03 jogadores, Barbosa, Bigode e Juvenal, foram responsabilizados pela derrota por serem negros? - Zizinho: Não. Acho que foi apenas uma coincidência...

16) Ao encerrar a entrevista Zizinho fez questão  de repetir o time de 1950: Barbosa, Augusto, Juvenal, Bauer, Danilo, Bigode, Friaça, Zizinho, Ademir, Jair e Chico.

Agradecemos ao grande Mestre Ziza pela entrevista e o parabenizamos pela belíssima carreira. 

Ele, humildemente, como era de seu feitio, agradeceu a oportunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário