domingo, 7 de outubro de 2012

Homenagem a Berilo Wanderley





JORNALISTA BERILO VANDERLEY   (*)

Uma matéria para ler, reler e guardar, “ícone fashion”, de Érica Nesi no Jornal de Hoje (de 26/09/12). É o bom jornalismo homenageando o intelectual Berilo Vanderley.

Ali está o jornalista de corpo inteiro numa Natal bucólica pequena e feliz.
Ler a entrevista é fazer uma viagem ao passado e voltar aos bancos escolares da “Universidade do Grande Ponto”, onde estudaram os jovens revolucionários de uma revolução que nunca chegou...

Berilo fala de tudo: dos livros preferidos, da literatura, da poesia, da família e do cinema, sua grande paixão.

Pela citação dos diretores, deveria ser apaixonado pela Nouvelle Vague francesa, de Alain Resnais, Hiroshina mon amour, de Michelangelo Antonioni, O homem da noite e do eclipse, filmes difíceis de entender. Cita também François Truffaut de Jules e Jim.

Esta matéria sobre Berilo Vanderley me fez relembrar o Grande Ponto na década de 60 e seu quadrilátero sentimental, composto pela: Boate Oasis, Cinema Rex, Confeitaria Cirne, Café São Luis, Cine Rio Grande e o melhor bar do Brasil “O Granada”, do espanhol Nemesio Morquecho e Marina que nos recebia com uma boa cerveja, um bom vinho e um fígado acebolado da melhor qualidade!

Desse território partia a tropa de choque da Casa do Estudante em direção à Ribeira, ao América, o Aero e ao ABC. Éramos os pobres mais alegres da cidade.

Não posso citar todos, mas quero lembrar alguns: Wellington Xavier, José Daniel Diniz e seu irmão Rômulo, Edmilson Fernandes, Joaquim Elói, Múcio Procópio, Júlio e Jaime Batista, José Dantas Vanderlei, Dagmar e Enéas Maia, Teônio e Adalberto Vieira, Clesito Cesar Fechine, João Carlos Neto, Abreu Júnior e seus irmãos, Alex e André, José Maria Aragão e Gino Morelli, centenas de outros estão espalhados pelo Brasil, exercendo a profissão de Médico, Engenheiro, Dentista, Economista entre outras. 

Modéstia à parte, a Casa do Estudante era um celeiro de talentos e deveria ser conhecida também como a Casa da Felicidade.

Parabenizo a colunista Érica Nesi pela matéria sobre o jornalista Berilo Vanderley, que me obrigou a fazer uma reflexão sobre Natal dos anos 60 e voltar à minha querida Casa do Estudante.

Natal, outubro de 2012      

Givaldo Soares
  
 (*) Francisco Berilo Pinheiro Wanderley nasceu em Natal em 21 de abril de 1934.

Nenhum comentário:

Postar um comentário