sexta-feira, 30 de março de 2012

MENINOS, EU VI!

Tomando água com auxílio do caranguejo...

Pertences do meu pai.

Moinho da minha Tia Josefa (detalhe)

Cajado do meu avô e moinho da Tia Josefa

Grupo na Livraria Cultura (Recife/PE), onde presenteamos Ayssa com o livro
O Homem que Calculava, do genial Malba Tahan.

Museu em Goiana/PE

Primas Luiza e Ayssa


Minha volta a Pernambuco foi emocionante!

Nunca as palavras de José Américo de Almeida tiveram tantas significações:
Voltar é uma forma de reviver; ninguém se perde no caminho da volta.

Minha irmã, Vilma Soares, me fez voltar ao tempo da infância em Lagoa dos Gatos/PE.

Ela é a curadora das coisas da família. Ainda guarda a navalha, a máquina e todos os pertences da atividade do nosso pai como barbeiro.

Vi também o moinho de pedra, com mais de 150 anos, de minha tia Josefa, que era usado para transformar o milho em xerém e mungunzá no sítio Periperi, onde o velho Antônio Leite tinha um engenho de aguardente e rapadura, onde o meu avô, Manoel Dudu, era o mestre.
O moinho é o retrato das dificuldades da época, de muita pobreza,
mas de muita alegria e felicidade.

Vi e me emocionei com o cajado do meu avô, que tinha mais de 90 anos, e que o ajudava na locomoção. Agradeci à minha irmã Vilma por guardar as coisas da família. Quanta saudade!!!

Fui a Goiana/PE, onde tomei um copo d'água com o super caranguejo segurando o copo.

Visitei o museu particular do artista plástico José do Carmo, em Goiana/PE, onde posei ao lado do Anjo Cangaceiro, obra de sua autoria, realizada para ser entregue ao Papa, mas impedido pela ação de Dom Helder Câmara,
argumentando que um anjo não pode ser cangaceiro...

Encerrando a maratona participamos do aniversário de Vilma, homenageamos minha sobrinha Ayssa Soares, pela sua colocação em 2º lugar na Olimpíada Nacional de Matemática, e fechamos a festa com um almoço, oferecido pela minha irmã Neuza, no restaurante
Entre amigos
, no bairro do Espinheiro (Recife), onde degustamos um bom vinho argentino
e um excelente bacalhau.

Givaldo Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário